telecomunicações

Consumidor poderá bloquear ligações indesejáveis de ofertas de crédito

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Consumidores que não quiserem mais receber ligações com ofertas de crédito consignado podem se cadastrar no serviço"Não Perturbe" que passa a funcionar a partir de hoje.

O cadastro para o bloqueio de ligações pode ser feito através do site naomeperturbe.com.br, o usuário que não desejar receber chamadas de telemarketing das prestadoras de serviços de telecomunicações participantes (telefone móvel, telefone fixo, TV e Internet), se cadastra no site informando o CPF, o número de telefone que deseja realizar o bloqueio e a prestadora para a qual não deseja receber chamadas.

O bloqueio passa a valer 30 dias após o procedimento, quando os bancos que aderiram ao sistema param de fazer chamadas telefônicas com as ofertas de empréstimos. 

Ao todo, 23 bancos aderiram ao serviço, que integra uma iniciativa de autorregulação do setor bancário promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor. 

FRAUDES
O aposentado ou pensionista deve também ficar atento a fraudes. No momento do cadastro, a plataforma do serviço "Não Perturbe" ressalta que não possui aplicativos para smartphones, não envia email com arquivos executáveis ou solicita dados pessoais ou bancários diretamente aos usuários. 

As instituições financeiras que aderiram ao "Não Perturbe" dos bancos são: Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Lojas de Santa Maria fazem promoções com desconto de até 70%

Próximo

Cheque especial terá juros limitados a partir de segunda-feira

Economia